HOME                    À CONVERSA COM                  O LIVRO                  AO QUILÓMETRO TAL                 ARQUIVO                 

.A ANITA GERADORA.


1 | APRESENTAÇÃO |  LINK

Domingo, 7 de Setembro, 2014

Bom dia, 
o meu nome é Ana Morais, mas a maioria chama-me Anita e alguns acrescentam: dos 7 Ofícios. 

Hoje sou a vossa anfitriã nesta casa, sejam bem-vindos! "É uma casa portuguesa com certeza."



Sou essencialmente uma curiosa, por isso hoje vamos brincar ao perguntas e respostas. Não prometo perguntas inusitadas, mas espero opiniões argumentadas e alguns bitaites também. A fasquia está alta do vosso lado caríssimos.

"Sou especialista da curiosidade não especializada."
 -Agostinho Silva in Espólio

Para acordar devagar: qual foi a primeira pergunta que fizeram ao ler esta apresentação? 
Está um belo domingo este dia 7!
*da vossa Anita



Faz hoje exatamente um mês que fui convidada pela revista Gerador a gerir a sua página de facebookO desafio foi evidente quando me convidaram a ser autora Geradora de uma revista cultural. Afinal o que é a cultura? Ou mais especificamente o que é a cultura portuguesa? (A vida tem destas ironias: estas foram exatamente das primeiras perguntas a que tive de responder no mestrado que iniciei faz agora uma semana.) Mesmo com consciência da responsabilidade aceitei este fantástico convite e aventurei-me a gerar opiniões durante um dia. 



Hoje venho recordar, e mostrar a quem não viu, o trabalho fotográfico que fiz especialmente para este propósito e que acompanhou um debate que gerou comentários e opiniões das quais muito me orgulho. O meu muito obrigada a quem participou e a quem agora se junta para (re)ver. 



Cada fotografia indica uma fase do dia e incita o debate para um assunto específico - se clicarem nos links poderão ler todo o post diretamente no facebook.

Como, tanto o meu blog como a "Anita dos 7 Ofícios" não me representam só a mim, fiz-me acompanhar do "Viriato": um boneco articulado que vem personificar o âmbito generalista de cada questão - relativo a todos, relativizado por mim (bem ou mal).


❖ Descubram também uma novidade no final 

2 | OUVI DIZER | LINK

Tinha vários amigos que, por graça, me chamavam a "mulher dos 7 ofícios" e eu, como sempre achei que o exagero dava bons títulos, dei esse nome ao meu blog. Foi assim que tudo começou. No entanto...
| OUVI DIZER | 
PT - "homem(mulher) dos sete ofícios, sem ser bom em nenhum." 
ENG- "Jack of all trades, master of none."

A expressão original é esta. Será mesmo verdade que só quem se especializa num ofício é um profissional bem sucedido e os restantes são os visionários eternamente amadores? Qual é a vossa opinião?

Eu e o Viriato estamos curiosos em saber, que ele ouviu exatamente o mesmo que eu! Bom almoço
Está um belo domingo este dia 7!
*da vossa Anita


3 | ESTAVA ESCRITO | LINK

Um dia ligaram-me a convidar para fazer parte de um cartaz de artistas com um nome artístico que supostamente é meu: a Anita dos 7 Ofícios.
O Viriato depois viu-o escrito e mostrou-me

| ESTAVA ESCRITO |
afinal o que é "isto" de ser artista? 
como se constrói uma identidade artística e o que isso representa na cultura? 

Afinal quem sou eu?

A arte não me sustenta, mas eu sustento a arte em mim.
Está um belo domingo este dia 7!*da vossa Anita
 

4 | O QUE É ISSO? | LINK

Antes de me despedir, gostava de vos colocar uma última questão: 

 tendo em conta tudo o que conversámos aqui, qual é o veredicto final? isto de ter vários ofícios é geracional e força de circunstâncias? É um vício? É personalidade?



Muitos fazem muita coisa e com a mesma, senão com mais dedicação que eu (e o Viriato vah!), por isso queremos saber o que há de melhor quando se é "dos 7 Ofícios", qual o vosso sentimento? 


Está um belo domingo este dia 7 e está quase a terminar! 


*da vossa Anita
 


5 | A DESPEDIDA | LINK

Foi um prazer partilhar este belo domingo dia 7 com vocês. Geraram-se muitas opiniões, partilharam-se muitos pontos de vista e estou muito grata por cada uma delas/deles.

Agradeço também à Gerador pela oportunidade e confiança no convite. Foi um prazer e uma honra ser Autora Geradora por um dia. Não há declaração possível ao nível da bela Ode que é esta revista, mas é um amor assumido! Um orgulho sentir-me parte desta plataforma de cultura portuguesa.

Bom descanso e que amanhã seja uma bela segunda-feira dia 8! 
*da vossa Anita Geradora e Viriato!






Hoje partilho também a notícia que sou agora parceira desta plataforma cultural, e aclamada Embaixadora do Instagram Gerador. Mais um desafio que me propõem e o qual tenho muito orgulho em aceitar! Espero poder contar convosco para a cada dia 7 me acompanharem pelo Instagram (com feed no facebook) e Gerarmos todos juntos!





REFORMULANDO:
Não há declaração possível ao nível da bela Ode que é esta revista, mas é um amor assumido agora como parceira! 
É um orgulho ser parte desta plataforma de cultura portuguesa. 

se ainda não sabem o que é a Gerador, espreitem ali em baixo





Sem comentários:

Enviar um comentário