HOME                    À CONVERSA COM                  O LIVRO                  AO QUILÓMETRO TAL                 ARQUIVO                 

"À CONVERSA COM..." Um Jornal cheio de Pedalada!

algumas capas do Jornal Pedal

Quando vos falei do meu mês de Fevereiro (aqui) dei a boa nova de ser agora colaboradora para o Jornal Pedal. Com a minha primeira entrevista prestes a sair ainda este mês (estejam atentos!) não podia deixar de, antes de mais, vos apresentar este projeto e as pessoas que fazem por o manter em circulação.

Bráulio Amado, Luís Gregório, Filipe Gil e João Pinheiro são amigos e apologistas do uso da bicicleta como meio de transporte e decidiram criar uma publicação gratuita que acompanhasse a evolução que a bicicleta estava a ter nas cidades. Sendo Bráulio e Luís da área de Design, sentiram também  necessidade de se desafiar a criar um projeto que conjugasse as suas áreas profissionais e explorasse este gosto que tinham em comum, e que, ao mesmo tempo, motivasse e impulsionasse o mesmo nos outros, já que na altura era uma comunidade em crescimento em Lisboa.
É em 2011 que surge a ideia de criar um jornal de bicicletas cultural, ou seja, o conteúdo explora temas culturais gerais, desde a política, o teatro, a música e outras artes, mas sempre com um ponto de ligação com a bicicleta.
O nome do jornal engloba facilmente todas as características que pretendiam para o jornal o objeto em si (o pedal) e o incentivo através da interjeição Pedale! > PEDAL .
Com o estabelecer do projeto cresce a necessidade da divulgação do mesmo e é quando Helena César se junta à equipa na área da comunicação e, hoje em dia, também na revisão de conteúdos. A Helena foi a primeira pessoa que conheci do Jornal Pedal através de uma amiga/colega em comum, a Sara Mousaco Curado de quem já vos falei aqui, quando me contactou para fotografar um editorial para o jornal (podem vê-lo aqui online). Na verdade esta não será a minha primeira colaboração como fotógrafa, mas será como parte integrante da equipa de redacção.

foto por Claudio Fernandes da capa e contra-capa da última edição - número 20 - acabada de ser impressa  

Em termos de recursos humanos, o jornal tem sofrido várias alterações e adaptações naturais ao desenvolvimento de “um projeto paralelo” e constitui-se essencialmente por colaboradores que trabalham “por amor à camisola”, contando com alguns fixos e vários esporádicos. Filipe Gil saiu entretanto e, pouco depois, entra João Bentes, atual editor. Na redação fixa estão Joana Bértholo, Tiago Carvalho, Maílis Rodrigues e agora “moi même” Ana Morais; depois o Bráulio é diretor e designer ; o Luís é diretor-adjunto e designer; João Bentes está na edição e redacção; e Helena César na Comunicação e revisão.
O Jornal Pedal é um jornal nacional distribuído gratuitamente em diversas cidades - Lisboa, Porto, Portimão, Faro, Caldas da Rainha, Viseu, Setúbal, Aveiro, entre outras). Já conta com 20 edições, tendo o número Zero sido lançado a Outubro de 2011, e o número um em Janeiro de 2012.
Lançaram-se com um objectivo de 11 edições por ano (sendo que no verão fazia uma edição conjunta dos meses Julho+Agosto numa só edição), mas na segunda metade de 2013 passa a bimestral.  
O principal sustento do jornal, e praticamente o único, é a publicidade e todos os recursos que conseguem obter da mesma são para cobrir os gastos em impressão e os transportes para fora de Lisboa. A tiragem ronda os 5 000 exemplares contemplados de 16 páginas, frente e verso, números que esperam poder aumentar com o tempo, isto se a conjuntura económico-social o permitir.
Também têm um papel ativo na organização e co-organização de ações dentro da temática. Contam já com duas ações organizadas: uma em celebração do primeiro aniversário com uma corrida de bicicletas (alleycat) e festa no antigo Grémio do Carmo; e um outro evento no Teatro do Bairro num mix de antecipação de aniversário, festa de natal e festa de angariação de fundos para o jornal, com concertos e corrida de bicicletas, tendo o apoio de várias marcas que cederam materiais tanto para os prémios da corrida como para sortear entre quem comprou bilhete. Co-organizaram o lançamento da nova linha da Fred Perry, que contou com uma festa e um editorial no jornal, que eu fotografei e a Sara Mousaco Curado coordenou. Mas apoiam também vários outros eventos culturais, como o BFF - Bicycle Film Festival e uma acção no Teatro Maria de Matos.
Andar de bicicleta deixou de ser uma prática em comunidade para se tornar comum a toda a sociedade. O jornal vai, obviamente, ao encontro de quem usa a bicicleta pela identificação direta, mas a ideia é chegar essencialmente aos que ainda não encaram a bicicleta como meio de transporte diário. 
Ficaram curiosos? Se ainda não conhecem, espreitem a página deles no facebook e procurem a próxima edição em locais perto de vocês.


Sem comentários:

Enviar um comentário