HOME                    À CONVERSA COM                  O LIVRO                  AO QUILÓMETRO TAL                 ARQUIVO                 

"À Conversa com..." Amelia Antunes de Amélie au Théâtre


Desta vez, a pedido da minha convidada, não vamos ter áudio, mas ainda assim não podia deixar  de ter esta conversa e partilhar mais sobre mais uma pessoa excepcional que tive o prazer de conhecer. Estou no Príncipe Real, em Lisboa, numa loja que excede as expectativas  : Amélie au Théâtre. Esta loja é o pequeno mundo de Amélia Antunes, que herda como nome uma feliz e evidente coincidência entre o seu nome próprio e a Amélie Poulain (Audrey Tautou).


fotografias por João Almeida


Há 10 anos começou o sonho dela no Bairro Alto com a sapataria Happy Days, que depois fechou para abrir a Porte Bonheur uma loja exclusiva a criadores portugueses e daí abriu a Amélie au Thêatre no Principe Real: o que antes era uma galeria de arte minimalista foi completamente renovada para o mundo de Ámelie.

Recentemente, lançou a sua nova coleção, lançamento do qual tive o prazer de participar (podem ver a foto-reportagem aqui) que se intitula de Amitis: “uma homenagem a todas as mulheres amadas. Amitis era a mulher amada de Nabucodonosor II, rei da Babilónia, que por amor construiu, para ela, os Jardins Suspensos da Babilónia.“  Daí a loja ter adotado uma estrutura decorativa no seu interior alusiva aos jardins suspensos onde os colares exclusivos e feitos pela própria Amélia ganham o papel de flores a ser presenteadas a todas as mulheres.

Iniciou também recentemente a Make a Wish - consultadoria de imagem – conjuntamente com Sara Mousaco Curado, onde prestam serviços como personal shopping, triagem do guarda roupa, teste de cores, aconselhamento vestimentar, todos os serviços com um objectivo em comum: o de mimar  os seus clientes como se fossem realeza, o que se insere perfeitamente no conceito da loja. Serão estas duas lindas mulheres que estarão na exposição coletiva do blog, dia 26 de Maio, com workshops de imagem gratuitos. Mais informações aqui.

fotografia por João Almeida

Se estão a pensar passar por lá, podem essencialmente esperar um atendimento personalizado e uma loja recheada de peças diversas e bastante únicas.
Para todos os produtos que se encontram na loja, a Amélia tem um papel ativo na escolha que é prioritariamente nacional. Numa visita guiada pela loja a Amélia foi-me apresentando as marcas e artigos que tem à disposição. Aldeia da Roupa Branca – artigos para a roupa (para engomar, aromatizantes, sprays); e a Antiga Barbearia – num conceito de barbearia de bairro, inspirados nas principais caraterísticas dos bairros de Portugal para as essências dos seus produtos (cedro do Príncipe Real / caves da ribeira do Porto) são duas das marcas de produto que se encontram na loja. Nos restantes artigos encontramos o vintage, selecionado peça a peça em Paris e a primeira escolha da coleção pela mão da própria Amélia; Cláudia, uma criadora curiosa que contribui com cerca de 20 peças exclusivas por estação; outras das criadoras portuguesas são Rita Bonaparte e Amilod, esta estuda em Londres e manda as peças de propósito e exclusivamente para esta loja. Encontramos também a marca Mourama de Capas exclusivas e muito distintas na sua peculiaridade. Em termos de sapataria encontramos a marca Xperimental de criadoras também portuguesas, mais propriamente do Porto; e a Irregular Choice, uma das poucas marcas estrangeiras que "habitam" esta loja. Nos acessórios, todos os colares são elaborados pela Amélia, num número limitado por cada peça e, na minha opinião, com muita vida própria J
Aconselho vivamente a visita e se gostam de exclusividade, esta é sem dúvida uma loja obrigatória.


A Amélia é um exemplo de mulher persistente e empenhada em realizar os seus sonhos, e agora  com a Make a Wish também os dos outros. Despedi-me com um abraço apertado e um sentimento já familiar de conforto cheio de boas energias.

Obrigada pela tua simpatia querida! 

fotografia por João Almeida




1 comentário:

  1. Depois de ler este post fiquei ainda com mais vontade de conhecer a loja e a sua respectiva dona!
    Mais uma vez, um excelente artigo! ;)

    ResponderEliminar