HOME                    À CONVERSA COM                  O LIVRO                  AO QUILÓMETRO TAL                 ARQUIVO                 

"À Conversa com..." #3




trabalhos de Tania Carvalho

Há pessoas que perduram na minha vida e que inevitavelmente influenciam o meu percurso. Ajudam, colaboram e estendem a amizade ao profissional, privilegiando-me não só com uma palavra amiga, mas também arregaçando as mangas com vontade e pondo mãos ao trabalho em projetos conjuntos. A rubrica “À Conversa com…” não faria sentido se não trouxesse “à luz do dia” estas pessoas valorosas e inspiradoras que surgiram na minha vida e me honram por dela ainda fazerem parte.
Tania Carvalho e Pedro Rolo foram os meus convidados. Aliás... eu fui convidada a almoçar e aproveitei para os puxar à conversa! Era inevitável entrevistá-los como casal, pois as suas vidas cruzam e conciliam-se também a nível profissional.


Com a Tania colaborei várias vezes, não só como fotógrafa, mas também, e principalmente, como modelo e produtora nos projetos dela. Privilegia o Feminino e teve o primeiro contato com a fotografia aos 14 anos, no momento que fotografa um pôr-do-sol em Angola, país onde, mais tarde, frequenta Oficina de Artes. Em Portugal compra a sua primeira máquina e decide dedicar-se à fotografia. Já no terceiro ano, decide deixar o curso de Arquitetura, altura em que surge o Pedro no plano pessoal, e que vem a ser o elemento decisivo para a sua desenvoltura na área profissional, num ano que se revelou de transição. Pedro: teimoso, ambicioso, obstinado e objetivo, tal como ele mesmo se descreve, veio accionar na Tania a objetividade e a astúcia de que ela precisava. Designer há já ano e meio, licenciado em Design e Comunicação e a trabalhar para a empresa Bikini em pós-produção de audiovisuais, sobretudo publicidade e cinema; em paralelo com a ilustração, que é o que o realiza pessoalmente. “Como a minha mãe diz, eu faço desenhos (…) e a minha realização era pôr os bonecos em movimento!” Entre os seus trabalhos, destaca, a título de exemplo, um filme de Mourinho a ensinar crianças a jogar futebol, cenários para filmes de Manoel de Oliveira, a 1ª imagem da Zon (criação do céu), a colaboração na criação da imagem gráfica do EURO 2012, animações para a FIAT e variados filmes de divulgação da própria empresa. O Pedro também colaborou com a associação da qual fui presidente nos últimos dois anos, desenvolvendo um vídeo de animação promocional à associação, sendo a banda sonora também da sua autoria.

trabalhos de Pedro Rolo


A Tania, entretanto, ingressa no curso de Design no IADE, onde se licencia com mérito e estagia também na Bikini. Presentemente, como fotógrafa freelancer, tem por objetivo fazer parte do Staff do site Suicide Girls. Mas não descuremos do percurso interessante que ela tem na fotografia: ainda em Luanda e com apenas 18 anos, trabalhou como fotógrafa para a Executive Center; nos E.U.A., fotografou para a Angels Dynamics (essencialmente fotografia de produto); e em Portugal trabalhou como fotógrafa de eventos para a Glam Time e a Crew Hassan, cobriu desfiles no Porto e no Moda Lisboa. “(…) tive a sorte de estar no local certo, à hora certa e com a pessoa certa!”. Conta também com colaborações de alguns fotógrafos aqui em Lisboa, incluindo eu, e já foi fotografada por André Henriques, cujo trabalho admira bastante. Apesar da sua área de eleição ser a fotografia, também tem desenvolvido as suas apetências para vídeo e ilustração.
Mas se pensam que este casal fica por aqui, enganam-se! Eles levam o seu sentido estético ao limite, expandindo-o a todas as outras áreas de seu gosto, como a música, a costura, a bricolage e a culinária... Enquanto o Pedro conta que já construiu uma guitarra e explora as suas capacidades tocando vários instrumentos, a Tânia canta! Enquanto a Tania conta que tem uma coleção de bonecas raras, o Pedro constrói-lhes casas… não fossem eles Um Casal dos 7 Ofícios.

Despedi-me do casal maravilha com um desafio para o Pedro: criar uma ilustração para a Mulher dos 7 Ofícios, que ele agradavelmente acatou!
Já a Tânia terá fotos e vídeos para nos presentear!


Obrigada aos dois por assentirem a esta conversa, foi mais uma vez um grande prazer!


Toda a conversa aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário